Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte emite Nota de Esclarecimento referente ao Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte emitiu nesta terça-feira (17), uma Nota de Esclarecimento referente ao Coronavírus.

Confira a Nota, na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte comunica à população que, até o presente momento, não há no Município nenhum caso suspeito do novo coronavírus, que se enquadre nos critérios estabelecidos no protocolo atual do Ministério da Saúde, observando que este protocolo é atualizado constantemente.

A divulgação de Fake News prejudica todo o processo de trabalho dos profissionais da saúde, que já estão com sobrecarga de serviço em função das próprias medidas de atendimento e combate às doenças. A notícia falsa e não verificada de forma oficial só causa pânico desnecessário e desrespeitoso à população.

Informamos ainda, que o caso é considerado suspeito quando se enquadra nas seguintes situações:

  1. Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais, entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
  2. Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais, entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
  3. Contato próximo ou domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), conforme boletim, atualizado de segunda-feira, dia 16/03/2020, relata que não há nenhum caso confirmado no Estado de Mato Grosso, temos caso em investigação.

Assessoria